Nossa exposição maker é um paraíso criativo para fãs da cultura
maker, oferecendo experiências interativas, DIY e maior
proximidade com novas tecnologias.
O tema que permeará o HackMaker esse ano será
“Dataprev - 50 anos pela proteção social”.
As instalações irão abordar temas como letramento e inclusão digital, previdência social, primeiro emprego, cadastro único, dentre outros.
MAU JABUR
Especialista em computação física, com foco em interatividade entre o mundo físico e os computadores, atuando de forma criativa em eletrônica e fabricação digital. Também une arte, neurociência, comportamento e percepção em suas atividades. Trabalha como consultor no desenvolvimento de instalações artísticas e produtos com automação, colaborando com museus como MIS-RJ, Museu do Frevo, Cais do Sertão e Museu do Futebol.
Um encontro de gerações com o
famoso Jogo da Cobrinha na réplica
de um celular antigo.
Assim como no jogo original, o objetivo
é juntar “pedaços” para aumentar a pontuação. Porém, aqui os “pedaços”
são anos de contribuição ao INSS.
Dessa forma, as pessoas precisarão acumular 30 ou 35 pontos, tempo necessário para se aposentar, para
ganhar a dinâmica.
Snake Maker INSS
Um encontro de gerações com o famoso Jogo da Cobrinha
Música e tecnologia se encontram num experimento surpreendente.
Uma anti-guitarra feita a partir de
um banco de bar, sem elementos tradicionais e guiada pela condutividade elétrica, levando em conta inúmeros elementos que caracterizam
a cultura maker.
Guitarra Maker
Música e tecnologia se encontram num experimento surpreendente
Correndo com tecnologia
Cada participante escolhe seu caminho de luzes e declara sua escolha!
À medida que a primeira luz acende, o participante deve acionar o controle com a mesma cor da luz para que a próxima se acenda e assim avance em seu caminho. Porém, a luz muda de cor de tempo em tempo, então os participantes devem ficar atentos para ativarem a cor certa no controle. Quem completar primeiro todas as luzes, ganha a corrida!
Corrida de LEDs
Correndo com tecnologia
Pensamento rápido, memória ativa e controle das informações.
Aproveitando a dinâmica do Genius tradicional de memorizar uma sequência de informações, relacionamos cada cor do original a um dos 4 Dados Biométricos que garantem um acesso seguro aos sistemas da Dataprev: Reconhecimento Facial, Íris Ocular, Impressão Digital e Padrão Vocal.
Genius da Segurança
Pensamento rápido, memória ativa e controle das informações
Diversão, transferência segura
e tecnologia.
É uma versão digital da tradicional
Mesa de Disco. Nessa versão,
relacionamos o jogo à dinâmica de transferência de dados segura entre
usuário e a Dataprev.
Neste caso, a mesa faz o papel
dos servidores, e o disco são os dados
a serem transferidos.
Pongão de Dados
Diversão, transferência segura e tecnologia
Um resgate às memórias dos anos 70 e 80.
Este simulador de fliperama Pinball foi construído a partir de materiais usados, como a tela de uma televisão, um antigo monitor e um computador, combinados com tecnologias de fabricação modernas, como o corte a laser.
Pinball
Um resgate às memórias
dos anos 70 e 80
Nossa exposição maker é um paraíso criativo
para fãs da cultura maker, oferecendo experiências interativas,
DIY e maior proximidade com novas tecnologias.
O tema que permeará o HackMaker esse ano será
“Dataprev - 50 anos pela proteção social"
As instalações irão abordar temas como letramento e inclusão digital, previdência social, primeiro emprego, cadastro único, dentre outros.
É um inovador em educação, criador de mais de 200 conteúdos e apresentador de mais de 70 vídeos pelo Manual do Mundo. Inventor das ferramentas Tecbits, Tecbook, Placa Tec e TecFlex, beneficiando 40 mil alunos no Brasil. Autor de 24 livros didáticos maker, destaca-se pelacriação da PiMu, a primeira lousa musical do mundo.
Hoje é co-fundador e apresentador no canal Caramelo Biônico, onde constroem
robôs, aviões e experimentos que ensinam ciência de um jeito divertido e maluco!
VITOR MOREIRA
Descubra como os sons da sua profissão se transformam em arte.
Nessa experiência, o público é convidado a desenhar num “mural de profissões” que emite sons quando sofre interferências.
O mural tem como tema “Desenhe os Sons da sua Primeira Profissão”. Ao tocar no desenho, os participantes podem ouvir sons relacionados às suas profissões, criando uma experiência sensorial onde visão e audição se complementam.
Grafite Sonoro
Descubra como os sons da sua
profissão se transformam em arte.
CARAMELO
BIÔNICO
Caramelo Biônico é uma iniciativa destinada a explorar a interseção entre
tecnologia, arte e inovação. O nome reflete a mistura de VIRA-LATA, A ADAPTATIVIDADE brasileira (“Caramelo”), com avanços tecnológicos (“Biônico”).
A missão do canal é realizar projetos inovadores, surpreendentes e, por que não, malucos, misturando as habilidades criativas e técnicas dos dois apresentadores e deixar o público torcendo pelo sucesso, ou não, dos experimentos e construções, ou não, do canal.
Previsões do Futuro através da
Inteligência Artificial.
O Zoltan é uma clássica máquina
de adivinhação, popular em feiras
e parques de diversões.
Nesta adaptação, Zoltan é um consultor do futuro do trabalho que conversa com as pessoas sobre as profissões emergentes e as habilidades necessárias para o futuro.
Além disso, ele aborda a importância da proteção social em um mercado de trabalho em constante evolução.
Zoltan
Previsões do Futuro através da
Inteligência Artificial
ABLEGAMERS BRASIL
A Ablegamers Brasil é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é criar oportunidades que viabilizem a diversão nos jogos para combater o isolamento social, fomentar comunidades inclusivas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Criando oportunidades de acessibilidade no mundo dos games.
Nesta atração, o público poderá experimentar diferentes consoles e controles de jogos voltados para
pessoas com deficiência.
Ablegamers
Criando oportunidade de acessibilidade
no mundo dos games
DEKWILDE
DekWilde utiliza o código como fonte de inspiração. Cria projetos imersivos e produz estéticas visuais e sonoras processadas em tempo real. Acredita que o digital é o caminho para a libertação social. É seguidor do conceito “faça você mesmo”, procurando constantemente alternativas mais baratas e sustentáveis nos seus projetos. Interessado em criar experiências sensoriais, apostando em novas formas de interface e de controle. Sempre em busca por ferramentas
que automatizam e otimizam a produtividade. Seu principal intuito é explorar
as relações entre arte e tecnologia.
Desenhos que ganham vida através
da inteligência artificial.
Os participantes escolhem um personagem dentro do tema “O que você quer ser quando crescer?” para colorir. Após colori-lo, o desenho “ganha vida”
no telão, formando um grande
mural de profissionais.
Coloring Wall
Desenhos que ganham vida através
da inteligência artificial
Um Quebra-Cabeça mergulhado
em tecnologia.
Os participantes manuseiam peças com QR codes, que são capturadas por uma câmera e transformadas em uma imagem no monitor. A variedade de imagens gira em torno dos documentos brasileiros.
QR-Cabeça
Um Quebra-Cabeça mergulhado
em tecnologia
Experiências visuais a partir do
movimento humano.
Nessa experiência, que mistura inteligência artificial e movimento para criar arte, uma câmera transforma a imagem dos participantes em partículas de energia em movimento.
Ao serem “transportados”, fica claro para os participantes que as partículas são dados dentro de uma base de dados.
Emoção Artificial
Experiências visuais a partir
do movimento humano
Incrível, né? Prepare-se para conferir todos
esses Projetos Makers no HACKTUDO 2024.
A exposição é gratuita e não é necessário ingresso
para acessá-la. Te esperamos lá!