Nossa exposição maker é um paraíso criativo
para fãs da cultura maker, oferecendo experiências interativas,
DIY e maior proximidade com novas tecnologias.
O tema que permeará o HackMaker esse ano será
“Dataprev - 50 anos pela proteção social"
As instalações irão abordar temas como letramento e inclusão digital, previdência social, primeiro emprego, cadastro único, dentre outros.

MAU JABUR
Especialista em computação física, com foco em interatividade entre o mundo físico e os computadores, atuando de forma criativa em eletrônica e fabricação digital. Também une arte, neurociência, comportamento e percepção em suas atividades. Trabalha como consultor no desenvolvimento de instalações artísticas e produtos com automação, colaborando com museus como MIS-RJ, Museu do Frevo, Cais do Sertão e Museu do Futebol.
Um encontro de gerações com o
famoso Jogo da Cobrinha na réplica
de um celular antigo.
Assim como no jogo original, o objetivo
é juntar “pedaços” para aumentar a pontuação. Porém, aqui os “pedaços”
são anos de contribuição ao INSS.
Dessa forma, as pessoas precisarão acumular 30 ou 35 pontos, tempo necessário para se aposentar, para
ganhar a dinâmica.

Snake Maker INSS
Um encontro de gerações com o famoso Jogo da Cobrinha
Música e tecnologia se encontram num experimento surpreendente.
Uma anti-guitarra feita a partir de
um banco de bar, sem elementos tradicionais e guiada pela condutividade elétrica, levando em conta inúmeros elementos que caracterizam
a cultura maker.

Guitarra Maker
Música e tecnologia se encontram num experimento surpreendente
Correndo com tecnologia
Cada participante escolhe seu caminho de luzes e declara sua escolha!
À medida que a primeira luz acende, o participante deve acionar o controle com a mesma cor da luz para que a próxima se acenda e assim avance em seu caminho. Porém, a luz muda de cor de tempo em tempo, então os participantes devem ficar atentos para ativarem a cor certa no controle. Quem completar primeiro todas as luzes, ganha a corrida!

Corrida de LEDs
Correndo com tecnologia
Pensamento rápido, memória ativa e controle das informações.
Aproveitando a dinâmica do Genius tradicional de memorizar uma sequência de informações, relacionamos cada cor do original a um dos 4 Dados Biométricos que garantem um acesso seguro aos sistemas da Dataprev: Reconhecimento Facial, Íris Ocular, Impressão Digital e Padrão Vocal.

Genius da Segurança
Pensamento rápido, memória ativa e controle das informações
Diversão, transferência segura
e tecnologia.
É uma versão digital da tradicional
Mesa de Disco. Nessa versão,
relacionamos o jogo à dinâmica de transferência de dados segura entre
usuário e a Dataprev.
Neste caso, a mesa faz o papel
dos servidores, e o disco são os dados
a serem transferidos.

Pongão de Dados
Diversão, transferência segura e tecnologia
Um resgate às memórias dos anos 70 e 80.
Este simulador de fliperama Pinball foi construído a partir de materiais usados, como a tela de uma televisão, um antigo monitor e um computador, combinados com tecnologias de fabricação modernas, como o corte a laser.
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Pinball
Um resgate às memórias
dos anos 70 e 80

É um inovador em educação, criador de mais de 200 conteúdos e apresentador de mais de 70 vídeos pelo Manual do Mundo. Inventor das ferramentas Tecbits, Tecbook, Placa Tec e TecFlex, beneficiando 40 mil alunos no Brasil. Autor de 24 livros didáticos maker, destaca-se pelacriação da PiMu, a primeira lousa musical do mundo.
Hoje é co-fundador e apresentador no canal Caramelo Biônico, onde constroem
robôs, aviões e experimentos que ensinam ciência de um jeito divertido e maluco!
VITOR MOREIRA
Descubra como os sons da sua profissão se transformam em arte.
Nessa experiência, o público é convidado a desenhar num “mural de profissões” que emite sons quando sofre interferências.
O mural tem como tema “Desenhe os Sons da sua Primeira Profissão”. Ao tocar no desenho, os participantes podem ouvir sons relacionados às suas profissões, criando uma experiência sensorial onde visão e audição se complementam.
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Grafite Sonoro
Descubra como os sons da sua
profissão se transformam em arte.

CARAMELO
BIÔNICO
Caramelo Biônico é uma iniciativa destinada a explorar a interseção entre
tecnologia, arte e inovação. O nome reflete a mistura de VIRA-LATA, A ADAPTATIVIDADE brasileira (“Caramelo”), com avanços tecnológicos (“Biônico”).
A missão do canal é realizar projetos inovadores, surpreendentes e, por que não, malucos, misturando as habilidades criativas e técnicas dos dois apresentadores e deixar o público torcendo pelo sucesso, ou não, dos experimentos e construções, ou não, do canal.
Previsões do Futuro através da
Inteligência Artificial.
O Zoltan é uma clássica máquina
de adivinhação, popular em feiras
e parques de diversões.
Nesta adaptação, Zoltan é um consultor do futuro do trabalho que conversa com as pessoas sobre as profissões emergentes e as habilidades necessárias para o futuro.
Além disso, ele aborda a importância da proteção social em um mercado de trabalho em constante evolução.
![[HACKTUDO 2024] Espaço Maker V3.jpg](https://static.wixstatic.com/media/8769c0_0aa2de85c3ad465286e15914e4b90c18~mv2.jpg/v1/crop/x_0,y_36,w_463,h_462/fill/w_314,h_313,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BHACKTUDO%202024%5D%20Espa%C3%A7o%20Maker%20V3.jpg)
Zoltan
Previsões do Futuro através da
Inteligência Artificial
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