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apresenta

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Exibição de projetos makers interativos
26 e 27 OUT I 14h às 22h I Cidade das Artes

Âncora 1

Nossa exposição maker é um paraíso criativo para fãs da cultura
maker, oferecendo experiências interativas, DIY e maior
proximidade com novas tecnologias.

 

O tema que permeará o HackMaker esse ano será
“Dataprev - 50 anos pela proteção social”.

As instalações irão abordar temas como letramento e inclusão digital, previdência social, primeiro emprego, cadastro único, dentre outros.

MAU JABUR
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MAU JABUR

Especialista em computação física, com foco em interatividade entre o mundo físico e os computadores, atuando de forma criativa em eletrônica e fabricação digital. Também une arte, neurociência, comportamento e percepção em suas atividades. Trabalha como consultor no desenvolvimento de instalações artísticas e produtos com automação, colaborando com museus como MIS-RJ, Museu do Frevo, Cais do Sertão e Museu do Futebol.

Um encontro de gerações com o
famoso Jogo da Cobrinha na réplica
de um celular antigo.

Assim como no jogo original, o objetivo
é juntar “pedaços” para aumentar a pontuação. Porém, aqui os “pedaços”
são anos de contribuição ao INSS.

 

Dessa forma, as pessoas precisarão acumular 30 ou 35 pontos, tempo necessário para se aposentar, para
ganhar a dinâmica.

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Snake Maker INSS

Um encontro de gerações com o famoso Jogo da Cobrinha

Música e tecnologia se encontram num experimento surpreendente.


Uma anti-guitarra feita a partir de
um banco de bar, sem elementos tradicionais e guiada pela condutividade elétrica, levando em conta inúmeros elementos que caracterizam
a cultura maker.

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Guitarra Maker

Música e tecnologia se encontram num experimento surpreendente

Correndo com tecnologia
Cada participante escolhe seu caminho de luzes e declara sua escolha!

 

À medida que a primeira luz acende, o participante deve acionar o controle com a mesma cor da luz para que a próxima se acenda e assim avance em seu caminho. Porém, a luz muda de cor de tempo em tempo, então os participantes devem ficar atentos para ativarem a cor certa no controle. Quem completar primeiro todas as luzes, ganha a corrida!

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Corrida de LEDs

Correndo com tecnologia

Pensamento rápido, memória ativa e controle das informações.

Aproveitando a dinâmica do Genius tradicional de memorizar uma sequência de informações, relacionamos cada cor do original a um dos 4 Dados Biométricos que garantem um acesso seguro aos sistemas da Dataprev: Reconhecimento Facial, Íris Ocular, Impressão Digital e Padrão Vocal.

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Genius da Segurança

Pensamento rápido, memória ativa e controle das informações

Diversão, transferência segura
e tecnologia.


É uma versão digital da tradicional
Mesa de Disco. Nessa versão,
relacionamos o  jogo à dinâmica de transferência de dados segura entre
usuário e a Dataprev.

 

Neste caso, a mesa faz o papel
dos servidores, e o disco são os dados
a serem transferidos.

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Pongão de Dados

Diversão, transferência segura e tecnologia

Um resgate às memórias dos anos 70 e 80.

Este simulador de fliperama Pinball foi construído a partir de materiais usados, como a tela de uma televisão, um antigo monitor e um computador, combinados com tecnologias de fabricação modernas, como o corte a laser.

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Pinball

Um resgate às memórias
dos anos 70 e 80

Nossa exposição maker é um paraíso criativo
para fãs da cultura maker, oferecendo experiências interativas,
DIY e maior proximidade com novas tecnologias.

 

O tema que permeará o HackMaker esse ano será
“Dataprev - 50 anos pela proteção social"

As instalações irão abordar temas como letramento e inclusão digital, previdência social, primeiro emprego, cadastro único, dentre outros.

Vitor
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É um inovador em educação, criador de mais de 200 conteúdos e apresentador de mais de 70 vídeos pelo Manual do Mundo. Inventor das ferramentas Tecbits, Tecbook, Placa Tec e TecFlex, beneficiando 40 mil alunos no Brasil. Autor de 24 livros didáticos maker, destaca-se pelacriação da PiMu, a primeira lousa musical do mundo. 
Hoje é co-fundador e apresentador no canal Caramelo Biônico, onde constroem
robôs, aviões e experimentos que ensinam ciência de um jeito divertido e maluco!

VITOR MOREIRA

Descubra como os sons da sua profissão se transformam em arte.


Nessa experiência, o público é convidado a desenhar num “mural de profissões” que emite sons quando sofre interferências.

 

O mural tem como tema “Desenhe os Sons da sua Primeira Profissão”. Ao tocar no desenho, os participantes podem ouvir sons relacionados às suas profissões, criando uma experiência sensorial onde visão e audição se complementam.

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Grafite Sonoro

Descubra como os sons da sua
profissão se transformam em arte.

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CARAMELO
BIÔNICO

Caramelo Biônico é uma iniciativa destinada a explorar a interseção entre
tecnologia, arte e inovação. O nome reflete a mistura de VIRA-LATA, A ADAPTATIVIDADE brasileira (“Caramelo”), com avanços tecnológicos (“Biônico”). 
A missão do canal é realizar projetos inovadores, surpreendentes e, por que não, malucos, misturando as habilidades criativas e técnicas dos dois apresentadores e deixar o público torcendo pelo sucesso, ou não, dos experimentos e construções, ou não, do canal.

caramelo

Previsões do Futuro através da
Inteligência Artificial.

O Zoltan é uma clássica máquina
de adivinhação, popular em  feiras
e parques de diversões.

 

Nesta adaptação, Zoltan é um consultor do futuro do trabalho que conversa com as pessoas sobre as profissões emergentes e as habilidades  necessárias para o futuro.

 

Além disso, ele aborda a importância da  proteção social em um mercado de trabalho em constante evolução.

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Zoltan

Previsões do Futuro através da
Inteligência Artificial

ablegamers
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ABLEGAMERS BRASIL

A Ablegamers Brasil é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é criar oportunidades que viabilizem a diversão nos jogos para combater o isolamento social, fomentar comunidades inclusivas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Criando oportunidades de acessibilidade no mundo dos games.

 

Nesta atração, o público poderá experimentar diferentes consoles e controles de jogos voltados para
pessoas com deficiência.

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Ablegamers

Criando oportunidade de acessibilidade
no mundo dos games

DEkwilde
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DEKWILDE

DekWilde utiliza o código como fonte de inspiração. Cria projetos imersivos e produz estéticas visuais e sonoras processadas em tempo real. Acredita que o digital é o caminho para a libertação social. É seguidor do conceito “faça você mesmo”, procurando constantemente alternativas mais baratas e sustentáveis nos seus projetos. Interessado em criar experiências sensoriais, apostando em novas formas de interface e de controle. Sempre em busca por ferramentas
que automatizam e otimizam a produtividade. Seu principal intuito é explorar
as relações entre arte e tecnologia.

Desenhos que ganham vida através
da inteligência artificial.

 

Os participantes escolhem um personagem dentro do tema “O que você quer ser quando crescer?” para colorir. Após colori-lo, o desenho “ganha vida”
no telão, formando um grande
mural de profissionais.

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Coloring Wall

Desenhos que ganham vida através
da inteligência artificial

Um Quebra-Cabeça mergulhado
em tecnologia.

 

Os participantes manuseiam peças com QR codes, que são capturadas por uma câmera e transformadas em uma imagem no monitor. A variedade de imagens gira em torno dos documentos brasileiros.

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QR-Cabeça

Um Quebra-Cabeça mergulhado
em tecnologia

Experiências visuais a partir do
movimento humano.

 

Nessa experiência, que mistura inteligência artificial e movimento para criar arte, uma câmera transforma a imagem dos participantes em partículas de energia em movimento.

 

Ao serem “transportados”, fica claro para os participantes que as partículas são dados dentro de uma base de dados.

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Emoção Artificial

Experiências visuais a partir
do movimento humano

Incrível, né? Prepare-se para conferir todos
esses Projetos Makers no HACKTUDO 2024.


A exposição é gratuita e não é necessário ingresso
para acessá-la. Te esperamos lá!

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